Igreja Evangélica Vida e Luz site administravel
Hoje é segunda, 23 de abril de 2018


HOJE NA VIDA E LUZ
site administravel Tarde da Benção 15:00
SIGA NAS
REDES SOCIAIS
COMPARTILHE:

Home \ Notícias & Matérias
 

 
site administravel
Música Gospel é o estilo mais vendido

Publicação:  Igreja Vida e Luz

O segmento da música gospel fica atrás apenas do pop-rock. Segundo a professora Magali Cunha, da Universidade Metodista de São Paulo, nos últimos dez anos, houve um aumento significativo no número de bandas existentes no Brasil.

O termo Gospel tem as suas origens na língua inglesa, e deriva de “God-spell", que significa "boas novas". A expressão é uma alusão à chegada de Cristo ao mundo, e disseminou-se na comunidade protestante negra americana, no começo do século passado. A origem deste estilo musical está nas músicas carregadas de tristeza cantadas por escravos negros norte-americanos ainda no século XIX. O estilo ganhou força entre os membros de igrejas protestantes negras nos EUA, no começo do século XX.

Cem anos depois, o termo abrange numerosos gêneros musicais cuja característica comum é o conteúdo das letras, que tratam de temas religiosos que engrandecem o nome de Deus, sob a óptica cristã protestante. Segundo a professora Magali Cunha, da Universidade Metodista de São Paulo, “nos anos 2000, a música Gospel, nos EUA e no Brasil, passa a ser sinônimo de música contemporânea cantada nas igrejas”.

A professora diz que, nos últimos dez anos, houve um aumento significativo no número de bandas existentes no Brasil. Os gêneros musicais usados pelos grupos também se diversificaram.

Segundo ela, esta expansão acontece por duas razões: “Por um lado, houve um aumento significativo do controle de meios de comunicação por parte de grupos evangélicos. Por outro, nos últimos quinze anos, os cristãos se tornaram um segmento de mercado, que atraiu numerosas empresas, entre elas, várias do mercado fonográfico, que no Brasil é o mais aquecido”, explica.

Atualmente, o segmento da música gospel é o segundo que mais vende no Brasil, atrás apenas do pop-rock, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (APBD), que reúne as maiores companhias fonográficas brasileiras.

Em 2005, último ano em que há dados disponíveis, as vendas de discos gospel movimentaram cerca de 15 milhões de euros, quase oito por cento do total de 224,8 milhões de euros gerados pela venda de discos no país. Em 2006, segundo a mesma associação, a venda em geral caiu quase 28% no país, por causa da pirataria. No entanto, acredita-se, que o mercado gospel tenha sido o menos afetado.

Fonte: Elnet

 





site administravel
 

 
 

Rua Cachoeira, 1993 - Jardim Gracinda | Guarulhos | SP

 
É proibida a reprodução deste website, sem prévia
Desenvolvido por : Grupo Alphanet Hosting/Produtora Alphanet
Igreja Evangélica Vda e Luz | Informações (11) 2937-0708